segunda-feira, 31 de março de 2014

Quantas vezes nos deparamos com situações que trazem temor e ansiedade. Conhecedores da palavra que diz: “Clama e responder-te-ei...”(Jer. 33:3); “Ele me invocará e eu lhe responderei...”(Sal. 91:15); “Antes que clamem eu responderei...” (Isa. 65:24), às vezes nosso discurso diante de Deus é “Oh, Senhor, porque te demoras em responder-me?”.

Lembremo-nos que Deus vela sobre a sua palavra para cumpri-la (Jer. 1:11). Vamos passear um pouco pelo texto sagrado! Vejamos o que alguns servos fiéis pensaram, fizeram e disseram em situações como esta.
“Depois disto, o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho e disse:...” (Jó 38:1) Depois de ouvir tantas acusações e de ter tirado força de onde não tinha para se defender, por ter o seu coração angustiado, dentro de um redemoinho (uma ventania), Jó fica em silêncio e finalmente, ouve Deus. Quantas vezes damos mais atenção às vozes dos outros ou à nossa própria voz, na intenção de ter o nosso coração aliviado pelo muito falar e expressar.
“Que fazes aqui Elias?” (1 Reis 19:9) Depois de vento, terrremoto e fogo, uma voz mansa e delicada
questiona Elias: “ Que fazes aqui?” Então Elias expôs a situação de perigo de morte que estava enfrentando. E Deus diz:“Vai. Volta...”. Ao ouvir a voz do Todo Poderoso lembrou-se de que Ele é o Senhor da vida e que precisava cumprir sua missão, o propósito dele na face da terra. Mas foi preciso ouvir a voz!

Tão importante quanto falar com Deus, é ouvir Deus, um diálogo de fato. E quantas e quantas orações permanecem sendo apenas um monólogo, onde apenas nós falamos. Mas não porque Deus não responde. Ele sempre responde. Vejamos o exemplo de Daniel:

“Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o MEU pecado e o pecado do MEU povo... o varão Gabriel,..., veio voando rapidamente... E disse: Agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas saiu a ordem, e eu vim para to declarar...” (Dan 9:20-23)
Fantástico! Nem tinha terminado de falar e a resposta já estava diante dele. Ah! Mas às vezes não é bem assim. Não é?!

“E me disse: Daniel,..., está atento às palavras que te vou dizer,..., porque eis que te sou enviado... Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim 21 dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me... Agora saí para fazer-te entender...”(Dan 10:11-14)

As circunstâncias espirituais contrárias não fizeram com que Daniel desistisse de clamar e apesar de a Bíblia deixar claro que ele era um homem sujeito às mesmas fragilidades e fraquezas que nós, ela também deixa evidente que ele estava atento à voz:“... Contudo, ouvi a voz das suas palavras...”(Dan 10:9)

Paulo, cheio do Espírito Santo, diz em sua segunda carta aos Coríntios: “Acerca do qual orei três vezes ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta. Porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Cor. 12:8-9)

Difícil ouvir como resposta não aquilo que queremos, mas o que precisamos. Sabiamente, Paulo tomou a mesma atitude que Daniel, de compreender e humilhar-se perante o seu Deus.

Também não é nada fácil ouvir: “Filha(o), não estou em silêncio. Eu não deixei de te responder. Também não deixei de falar com você. Mas você desaprendeu a me ouvir!”

Que reaprendamos então, se for necessário. Que possamos estar atentos ao apelo do Senhor quando diz:
“Se ouvirdes a minha voz...” (Exo. 19:5)
“Ouve, ó Israel...” (Deu. 5:1)
“Ouve, filho meu...” (Pro. 4:10)
“Atenta para as minhas palavras...” (Prov. 7:1)
 “Ouve vós que estais longe...” (Isa. 33:13)
 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz...” (Apo. 3:13)
Que o Santo Espírito de Deus coloque descanso e alegria em nossa mente e em nossos lábios.

Em Cristo,
Rosineide Bispo Carvalho

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons