sábado, 4 de novembro de 2017

Quem já leu o livro de Provérbios das duas uma: conhece o texto do versículo - título de hoje ou se eu perguntar, o que Salomão diz sobre o que alguns amigos se tornam pra nós, vão perceber onde quero chegar nesse sábado. Sim... Existem pessoas que podem dizer que ganharam amigos mais chegados que irmãos.  O principio para que essa “evolução” aconteça é a verdade da reciprocidade entre, os dois lados, dessa moeda de emoções e ações fraternas. Às vezes nos damos muito e, em outras situações, recebemos infinitamente mais do que realmente estamos dispostos a dar para quem deseja ocupar esse lugar de intimidade, confiança, afetos e afinidades sempre alimentadas.
[...] Amigas, amigas presentes da minha vida
Amigas com vocês eu aprendi
 Que juntas jamais seremos vencidas amigas
Amigas para sempre
 Amigas – Chiquititas


Não sei se todos os leitores viveram sua infância na década de 1990, como eu, mas quem passou pela primeira fase da novela do SBT Chiquititas (as verdadeiras e inimitáveis rs), deve lembrar daquelas meninas dançando pelas ruas de São Paulo e da amizade entre as personagens; gerada por histórias de abandono que fizeram todas viverem no mesmo orfanato; que ocupava os lugares onde o afeto familiar não existia. As meninas eram amigas, irmãs, mães e defensoras umas das outras, salva guarda as “falsianes” da ficção, bem como, as da realidade. Delas falaremos em outro texto, ok? Ok! Na vida real, muitas vezes os relacionamentos fraternos de coleguismo e amizade, também ocupam as lacunas deixadas por famílias que não conseguem florescer como um lugar de amor incondicional. Muitos de nós desenvolvemos a capacidade de mostrar e receber amor, nesses terrenos emocionais onde de fato somos aceitos, compreendidos e amados com nossas imperfeições, medos e bobeiras.


Amigos de verdade, com o padrão “Bíblia de Qualidade”, desfrutam de situações onde o confronto em favor do bem do outro ou da resenha de ambos, são rotineiras e constroem memórias que nos preparam para vida como ela de fato é. Um amigo de verdade diz na cara suas manias, chatices, esquisitices, medos e erros, bem como, se alegra com as suas conquistas e ama valorizar aquilo de maravilhoso que Deus deu só pra você. São sinceros em tudo, pedem licença apenas uma vez pra entrar e esforçam-se, um de cada lado, para não perderem esse lugar de honra na vida de quem Deus lhe deu como amigo (a) e irmão (ã) em nome das semelhanças e da fé Cristã.

Viver em uma sociedade, onde o ter é mais valorizado que o ser dificulta nossa percepção sobre encontrar alguém para inserir no clube seleto dos amigos para sempre. Mesmo que você já tenha sofrido desilusões com alguma antiga ou atual amizade, vale à pena crer que o olhar de um bom amigo – irmão alegra nossos corações nos dias tristes e suas boas novas podem fortalecer até os nossos ossos (Provérbios 15: 30).  Não abra mão das oportunidades que Deus tem lhe dado de começar relacionamentos saudáveis nesse campo de colher e ser colhido, como um bom fruto.  
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! (Eclesiastes 4:9-10)
Sabemos que na questão amizade, Jesus é o melhor de todos, e por ser tão bom assim ele nos oportuniza a compreensão de que investir em relacionamentos saudáveis é fundamental para que, a vida terrena tenha um significado maior do que uma simples existência carnal. Alegre-se, caso você seja uma pessoa que tem um ou mais seres imperfeitos que não saem do seu lado quando a queda acontece e, mesmo maltrapilhos, se esforçam para levantar e levar você mais perto do Pai Celestial. Se você não tem, seja essa pessoa que abre a vida para receber e acolher os que ainda não encontraram amizades verdadeiras.

Aos meus valiosos amigos e amigas eu sou toda gratidão e amor, desde o começo e até o fim, quando nossos tempos na Terra chegarem a conclusão da vontade do Senhor. Amo aqueles que estão comigo a mais de doze anos e viveram uma adolescência teatral, sonhadora e vitoriosa, através da minha entrada em uma universidade pública; sou abençoada pelos que me aproximam de Deus incansavelmente, desde minha conversão até aqui e para além do que virá; sinto-me parte da vida dos que me incluíram em suas programações familiares e tem os pais que chamo de tios e tias; fui consolada por todos que em presenças, mensagens e afetos estiveram ao meu lado na morte da minha mãe e abro meu coração e braços para receber os novos que já chegaram em minha vida neste ano e, ainda vão surgir das situações inusitadas que Deus me permite viver. Faça amigos (as)!  Seja amigo (a)! Esse é um investimento valido durante toda vida terrena...


Beijos e Queijos,





Gratidão ao Guilherme Bandeira, pela liberação do uso de seus cartoons nos meus "Rabiscos de Sábado: Razão x Emoção". Conheça mais deste  trabalho em  https://www.facebook.com/objetosinanimadoscartoon/.

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons