sábado, 4 de agosto de 2018

Mulheeeeeeeeeeres: os sábados de Agosto (04, 11 e 18) vão ser dedicados a nós no Workshop de Solteiros! (👧😀👩😅👸😘💁) A série #SeLigaVaroa vai trazer três textos, gestados em papos muito legais que tive com mulheres no primeiro semestre de 2018. Confesso que estava meio “assim, assim” para escrever essas teorias que vivo criando e defendo com unhas e dentes, mas como tenho notado que as ideias que frutificam em mim relacionam-se com questões vivenciadas por muitas de nós, achei legal compartilhar algumas sementinhas dessas opiniões em constante construção, desconstrução e reconstrução.

Hoje vamos entender um conceito que está ficando popular em nossos dias, mas nem todas nós conhecemos seu real significado. Você já ouviu falar em Sororidade?!
SORORIDADE é a união e aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”. https://www.significados.com.br/sororidade/
O senso comum grita algumas “verdades absolutas” e, uma das mais populares, relaciona-se com a competição entre mulheres. Na Igreja, essa máxima também é ventilada sutilmente, principalmente quando o assunto está relacionado à quantidade de homens disponíveis para relacionamentos amorosos em nosso “cercadinho de convivência”. A verdade é que tem mais mulheres que homens no mundo como um todo. Não importa o lado para onde eu olhe que os dados do IBGE gritam no meu subconsciente: se em 2015, no Brasil existiam 6,3 milhões de mulheres a mais que homens, imaginem em 2018?! (😐😳😶😭)


Buscando na Bíblia encontraremos um verdadeiro exemplo de Sororidade: a história de Rute. Uma jovem que, ao se tornar viúva, decidiu seguir com Noemi sua sogra por compreender as necessidades dela; uma mulher mais velha que tinha perdido a família e com ela sua segurança emocional e financeira. Rute trabalhou; muitas vezes por duas; lutou e não deixou de resistir a situações complexas, acreditando que ser irmã – amiga – filha – nora da sua sogra era um ato de amor, semeado em seu coração por Deus. Podendo partir, escolheu permanecer em misericórdia e graça.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; [...]. Rute 1:16
Eu realmente acredito que precisamos desenvolver nossa Sororidade no Reino. União, amizade, caminhar juntas mesmo, sabe?! Vivenciar relações saudáveis onde o medo de expor nossas fragilidades seja transformado em coragem, através de um ambiente seguro e confortável entre amigas e irmãs em Cristo. Agora assim... Para mim a profundidade desse amor precisa ser uma via de várias mãos, abraços e afetos. Se a “Mana / Varoa” quer dengo e privilégios, mas não exercita reciprocidade nesse caminho de escuta e convivência eu, de mim mesma, dou-lhe uma situada na vida, pois acredito que amor é algo que precisa ser recebido e multiplicado em nossas relações. Sororidade ou qualquer outro empreendimento emocional sem senso crítico, pelo menos comigo, não rola!


Beijos e Queijos,






Gratidão ao Guilherme Bandeira, pela liberação do uso de seus cartoons nos meus "Rabiscos de Sábado: Razão x Emoção". Conheça mais deste  trabalho em  https://www.facebook.com/objetosinanimadoscartoon/.

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons