terça-feira, 25 de setembro de 2018

Como saber se a pessoa que estou conhecendo (orando, varoando, ou a nomenclatura que quiser adicionar aqui) é a pessoa certa? 
 Em um congresso que fui recentemente, o pastor (Tiago Mattes, da Igreja RED) disse uma frase que irá nortear tudo que quero dizer hoje pra você:
"Tão importante quanto decidir pra onde eu vou, é decidir com quem eu vou."
A palavra dele fez abrir meus olhos, ao perceber que as pessoas da nossa geração em sua  maioria, se casa por química, aquela coisa de primeira vista que "cega os olhos" e as pessoas insistem em chamar de amor, eu costumo chamar de fogo inapropriado, e como o Pr. Tiago mesmo disse, química não sustenta casamento.
Diferente de tudo que você já viu na blogosfera cristã, o texto de hoje fala daquele antes... O famigerado "pré-namoro".
E vou apontar pra você o que na minha opinião são fontes seguras de que algo de certo está dando certo e papel de trouxa não terás, inclusive nesse link aqui, você encontrará um outro texto que serve como uma excelente continuação. E sem mais belongas, vamos começar!



0- Tenha um relacionamento real com o Senhor:

Antes, muito antes de tudo que você venha fazer. Nosso propósito aqui no work é mostrar pra você que Deus assim como em todas as outras áreas da sua vida, se interessa e muito pela sua vida emocional e pretende ampará-la(o) para que faça a melhor escolha. Lembrem-se que a base de um grande amor é a comunhão na espiritualidade. Não tenha medo de não encontrar a "pessoa certa" pois, você tem um amigo que faz questão em fazer com que os melhores amigos dele se conheçam.
Seja amiga(o) de Jesus!
Estando com isso em mente prossigamos...

1- Se conheça:

Se autodescobrir, saber o que gosta, do que não gosta, do que acredita ou não, seu propósito de vida, seus ministérios, do que te chama atenção, do que te desagrada, de como você criaria seus filhos, se quer ter filhos e quantos, se é mais calmo(a), mais quieto(a), introvertido ou não, seus valores e anseios, suas metas... Quando se tem isso em mente, observar se o(a) pretendente tem condições de ocupar um espaço disputadíssimo no seu coração fica muuuuuuuuito mais fácil. É indispensável que você se conheça a ponto de saber distinguir as qualidades que você admira e defeitos que são toleráveis x os defeitos que inegociáveis.

2- Desapegue-se:

Bem, precisamos ter em mente que tudo começa a ser leve quando a gente aprende a  desencanar de que a  pessoa "precisa" ser a pessoa certa, de que o namoro "precisa" acontecer, de que é "necessário" que termine em casamento. Talvez aqui nesse tópico você se indague "não tem sentido querer investir numa pessoa e não ter como pretensão o casamento" ou "entendo que seja um 'pré-namoro' mas o foco no casamento que vai nos direcionar em investir ou não na pessoa", mas o que eu quero dizer com desapegar é no sentido de que  antes do namoro vem a conquista; e não há o que conquistar nem o que se conhecer quando um dos lados já "nutria sentimentos na base do que construiu do ser amado".
O que acontece com o(a) apegado(a) é perigoso pois, é a carência que vai conduzir o pré-relacionamento, além de trazer uma "cegueira" aos defeitos e uma certa "rebeldia" à liderança. Todo esse apego já demonstra uma imaturidade e uma dependência do outro que precisa ser trabalhada. Amor é decisão, é pensado, é racional. O apego é totalmente emocional e se entregar as emoções e  ao imediatismo, é correr um risco que terá um custo alto. Você tem que lembrar que a sua suficiência e felicidade não pode depender dele(a), e sim do Senhor. É Ele que vai te dar toda a sabedoria, discernimento e percepção pra saber se realmente provém de Deus, por isso é tão necessário seguir os passos 0 e 1.
Não precisa focar no futuro, foque no hoje. Como diz lá no livro de Mateus 6:34, 'já basta cada dia o seu mal', se não estiver funcionando agora, não funcionará no futuro. Cultive esse relacionamento de uma forma saudável. Desta forma, se não terminar em casamento, com certeza terminará em uma bela amizade.

3- Seja você mesmo:

Eu gosto do que sou quando estou com ele(a)? Eu fico com medo do que ele(a) vai pensar se eu me expôr ou expôr minhas opiniões? Eu me sinto bem em conversar sobre qualquer coisa?
Se você respondeu sim, é um ótimo sinal pois, é de grande importância que você seja você mesma(o) e estar confortável ao lado dessa pessoa. A pior coisa que existe é você estar ao lado de uma pessoa em que você precisa medir absolutamente tudo que você fala...Tudo tem que ser leve, sem cobranças, sem dependência, vocês estão só... Se conhecendo. Avalie se esta pessoa faz ou não sentido pra você.

4- Comprometimento real:

Ele(a) faz questão de estar com você, virtualmente e principalmente, na "vida real"?
Não vale mandar mensagens ou ligar dizendo que esta com saudades, falando várias coisas mas, no fundo, não está fazendo nada.
Temos que analisar o esforço que é feito pra que o relacionamento aconteça. Todo mundo tem uma vida acontecendo: Trabalho, amigos, igreja, família, ministério, casa, academia... E em meio a tudo isso, tem que adicionar você, porque na teoria você é importante pra ele(a) agora. É como aquele velho ditado: O interessado dá um jeito. O desinteressado, uma desculpa."

5- Aprendendo com as diferenças:

Depois que já falamos da importância do autoconhecimento no tópico 1... Você já percebeu quais são as diferenças que existem entre vocês? E essas diferenças estão okay pra você?
Por exemplo: Eu sou uma pessoa mais noturna, ele é mais diurna. Eu acordo mais reflexiva, ele acorda mais "bom dia até pra parede". Eu sou mais reservada, ele é mais expansivo. Eu gosto mais de música orquestrada, ele gosta de reggae. Eu sou batista, ele é adventista do 7º dia. Eu tenho chamado para missões mundias, ele não gosta nem de viajar.
Você consegue lidar bem com essas diferenças? Porque se for inegociável, não existe a menor possibilidade de você abrir mão. Não dá pra ferir os seus valores inegociáveis.
Observe sempre os sinais de como ele(a) é.

6- Aprovação de seus pais e líderes:

Bem, esse tópico poderia estar no topo pois, é tão importante quanto orar. Aprenda a ler os ensinamentos de Deus através das palavras de seus pais. Eles enxergam o que a gente não enxerga. Busque da boca dos seus pais a benção do Senhor. Seja submisso(a).
Como minha mãe sempre diz:
 "Quem não ouve cuidado, ouve coitado."



Talvez você que esteja lendo esse texto e não está nem orando, nem namorando, nem vigiando (o que eu acho difícil hahaha), e esteja percebendo que tem amigos(as) que nunca cogitou se relacionar e que se encaixa perfeitamente no perfil tudo de bom que eu falei aqui...Se eu fosse você ao invés de "buscar" na igreja alheia, eu aproveitava a sorte que Deus te dá, porque não sei se você sabe, mas o bom é a gente namorar amigo, rs.
Percebeu que sua varoagem está no caminho certo? Está esperando o quê pra oficializar? rsrsrs
Porém, se está "pré-namorando" e percebeu que não vai vingar... Meu conselho é que termine enquanto existe amizade entre vocês, porque depois, só restarão mágoas.

Certa de que relacionamentos maduros e reais virão,

Natasha Zucolotto.

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons