segunda-feira, 17 de junho de 2019

O texto em Gênesis 25: 29-34 têm batido em minha mente constantemente nos últimos meses pois retrata sobre a história de dois irmãos Esaú e Jacó.

Esaú chegou em casa cansado após um dia de trabalho e sentiu o cheirinho do ensopado de lentilhas vermelhas que seu irmão Jacó tinha acabado de preparar. Faminto, Esaú pediu um pouco e Jacó lhe respondeu "vende-me primeiro o teu direito de primogênitura". Esaú estava tão desesperado de fome a ponto de dizer "de que me aproveitará o direito a primogênitura?" E ali mesmo jurou a Jacó e vendeu-lhe o seu direito de filho mais velho. Vocês sabem o que significa a primogênitura? Significa que Esaú tinha primazia sobre seu irmão e também porção dobrada da herança paterna.
Talvez para nosso tempo esse direito não seja algo muito relevante, mas no contexto em que se fala aqui era e o direito poderia ser perdido diante de um pecado grave ou negociado como vemos na história.

No finalzinho do capítulo no versículo 34 vemos uma importante informação "ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogênitura".
Após ler esses versículos eu me peguei refletindo em uma série de coisas e me veio o seguinte questionamento: para quem ou o que eu tenho vendido/negociado meu direito de primogênitura?

A primogênitura aqui no contexto de hoje, metaforicamente falando, ou melhor, espiritualmente falando, seria o que temos em Deus. Seria a nossa intimidade com nosso Pai, o nosso relacionamento com Ele.

A quem você tem vendido? Ou para o que?
Para o mundo e os seus prazeres? Para um namoro que tem ocupado o primeiro lugar em sua vida? A faculdade/trabalho dos sonhos que tem tirado seus momentos de intimidade com Deus? Para sua carne? Seus próprios prazeres e vontades? Ou os seus sonhos tão desejados a quem você tem disposto todo seu tempo?
A reflexão que desejo trazer hoje é interna, parte de cada um! Que possamos nos avaliar e ver para o que ou quem temos negociado nossa "primogênitura". E que possamos a partir dessa reflexão ser diferentes de Esaú e jamais negociar o que temos em Cristo em prol de nossa vontade, nossa carne e nossos desejos.
Que não desprezemos o nosso direito a "primogênitura".



Com carinho, Isnaile

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons