sábado, 9 de junho de 2018


Eis que a criatividade voltou a pousar em meu “cocuruto” (😅). Domingão, após greve e um feriadão, resolvi tomar um Chá de Camomila, enquanto dava uma olhada nos meus textos publicados aqui em nosso site. Mesmo sabendo que minha produtividade era considerável, foi muito peculiar ver os títulos criados e entender que algumas questões sempre voltam.  Quando dei por mim, estava lendo o texto publicado na semana anterior ao falecimento da minha mãe: linhas que falavam sobre a tristeza, soaram no agora como um tipo de prenuncio do que viria sobre mim, após aquele momento...

Ouvindo uma canção que falava sobre sacrifício vi uma astuta barata voadora, entrar (sabe Jesus de onde 😐😶😱) e pousar no alto da parede da minha cozinha. Lembrei entre risos, suspiros e algumas lágrimas que em um outrora, não muito distante, era minha mãe a grande heroína que saia caçando essa espécie indesejada quando do nada uma aparecia aqui em casa.  Ela era uma mulher muito corajosa!  Mesmo cuidando da casa e me esforçando para deixar tudo arrumadinho, sei que nunca serei como minha mãe: das canas-de-açúcar descascadas com destreza para adoçar meu paladar; imagem presente nas minhas memórias mais remotas da infância; até os ataques épicos para defender nossa cafofo de qualquer parasita indesejável, ela era uma mulher que transpirava coragem em tudo!


Memórias puxam outras memórias e, como amanhã é aniversário do meu cunhado, lembrei que quando eu tinha uns 8 / 9 anos ele sempre me dava R$ 0,50 para o lanche da escola o que, naquela época era uma fortuna. Salgado, refrigerante e umas balas de maçã diziam o quão “rica” eu era em meus recreios de 1998. Hoje as moedinhas que somadas ou integralmente são esse valor, pouco custam no montante das necessidades cotidianas, mas a ausência delas pode causar uma série de problemas. Experimenta pegar o busão aqui em Itabuna só com R$2,50 e um sorriso no rosto pra ver se rola (😜). Às vezes queremos grandes coisas, mas esquecemos da sabedoria popular que nos diz o que a vida comprova, afinal é de “grão em grão que a galinha enche o papo”. Eu sei bem como é querer tudo ao mesmo tempo e agora (#SouDessasSim!), mas sempre é tempo de relembrar e/ou aprender o que Davi bem registrou em Salmos 31: 24:
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.
Queria eu ter R$1.000.000,00 em coragem para enfrentar as circunstâncias da vida, mas mesmo nos dias em que tenho menos de R$0,50 preciso me esforçar para não esquecer que meus medos não tiram de mim a possibilidade de ser destemida, diante das situações onde meu capital emocional revela-se mais forte e multifacetado. Na “Bolsa de Valores da Fé” quanto é a tua reserva de coragem pra hoje?!




Beijos e Queijos,



Gratidão ao Guilherme Bandeira, pela liberação do uso de seus cartoons nos meus "Rabiscos de Sábado: Razão x Emoção". Conheça mais deste trabalho em https://www.facebook.com/objetosinanimadoscartoon/.

Quem somos?

Jovens que escolheram a santidade para todas as áreas de suas vidas, inclusive para os relacionamentos. Acreditamos que a família é um projeto tão importante que devemos investir nele antes mesmo do namoro e do casamento.

+ lidos da semana

Tecnologia do Blogger.

Jesus Cristo te ama e em breve vai voltar!
Textos e logomarca do Workshop de Solteiros sob Licença Creative Commons Não-comercial 4.0 Internacional . Workshop de Solteiros Blogger - Designed by Johanes Djogan
Licença Creative Commons